Hoje em dia, muito se fala numa futura falta de água no planeta. Aproximadamente dois bilhões de pessoas no mundo já sofrem com a falta de água atualmente. E se não começarmos a tomar providências, em breve faltará água em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio. Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade de água doce no planeta aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas.
A água doce representa apenas 2,5% da água do planeta, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano. E esse número só tende a diminuir já que o ser humano continua a utilizar a água irracionalmente.
O desperdício da água não é o único problema, há também a poluição da água. Infelizmente o ser humano continua a poluir os rios, lagos e oceanos através da contaminação por poluentes (dejetos químicos, industriais e mineração sem controle) e esgotos.
Essa poluição tem causado diversos problemas no mundo todo. Estima-se que cerca de três bilhões de pessoas estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias e um milhão não tem acesso a água potável, em virtude da poluição da água no planeta, que estimula a escassez da água e a disseminação de doenças como diarreia, hepatite, entre outras que matam mais de cinco milhões de seres humanos por ano.
Embora existam muitos programas governamentais para reduzir a poluição das águas, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água são possíveis soluções para o problema.
Podemos economizar: fechando bem as torneiras, regulando a descarga do banheiro, tomando banhos curtos, reutilizando água, não gastando água lavando carro ou calçadas, etc.
E ainda podemos ajudar a diminuir a poluição das águas: não jogando lixo em rios, praias, lagos, etc., não descartando óleo de fritura em rede de esgoto, não jogando produtos químicos, combustíveis ou detergentes nas águas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário