segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O aproveitamento de águas pluviais

No século XXI, as preocupações a respeito da água devem estar voltados não só para um consumo responsável, mas também para novas formas de aproveitamento desse líquido. Pensando nisso surgiu a ideia do aproveitamento da água da chuva para o consumo humano em atividades como lavagem de jardins e calçadas e descarga de vasos sanitários. Obviamente se essa água não for tratada, quando usada por um ser humano pode causar alergias e infecções, por isso que é recomendável que a água armazenada seja tratada.
Para armazenar água da chuva não é só preciso colocar um balde fora de casa e esperar chover, foram criadas várias estruturas para ajudar na captação dessa água. Algumas peças fundamentais nessas estruturas são: peneiras, para reter materiais sólidos; filtros para reter impurezas; uma bacia coletora; uma unidade de desinfecção e tratamento da água, entre outras.
Como nos grandes centros urbanos há uma grande concentração de poluentes tóxicos no ar, é recomendável o não aproveitamento da água das primeiras chuvas. A água quando não aproveitada pode ser liberada no solo para assim reabastecer o lençol freático.
O aproveitamento da água das chuvas além de ser possível economicamente é uma alternativa sustentável. Alguns estados no Brasil já utilizam essa técnica com o intuito de amenizar os impactos das enchentes. E em alguns outros países como a China, onde a falta de água é constante, esta técnica tem beneficiado milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário