segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Hidroeletricidade

No Brasil 85% de sua energia é produzida através da água dos rios, é a chamada Hidroeletricidade, uma fonte de energia limpa e renovável. Enquanto isso nos EUA e na China a energia ainda é produzida através da queima de carvão que é o pior dos poluentes. Mas apesar do Brasil ser um dos maiores produtores de energia renovável do mundo, apenas 30% da hidroeletricidade no país está sendo utilizada.
A Amazônia possui um grande potencial de hidroeletricidade, porém não desenvolvido, além disso, há pequenas hidrelétricas em todo país que usualmente não exigem a construção de barragens e tem impactos ambientais mínimos.
Apesar de ser uma fonte renovável de energia e de grande importância para o mundo, o governo ainda enfrenta dificuldades na obtenção do licenciamento ambiental. E ainda há a questão socioambiental, já que a construção de hidrelétricas exige um deslocamento de populações ribeirinhas e o custo da construção que acaba sendo alto, além dos impactos ambientais: áreas são inundadas; cobertura florestal é perdida; perda do solo agricultável; inundação de sítios arqueológicos, entre outros.
Apesar dos problemas, devem ser comparados os benefícios que a construção de uma hidrelétrica gera. Por exemplo, enquanto 10 mil pessoas são afetadas, pelo menos 2 ou 3 bilhões de habitantes no país inteiro são beneficiados. A melhor decisão nessas situações é realocar as populações afetadas e incluir o custo desta ação no custo da construção da usina.
Outros aspectos positivos da construção de hidrelétricas são: a possibilidade do controle de enchentes; melhoria das condições de abastecimento da água para a população; e a maior possibilidade de instalação de projetos de agricultura irrigada.

Um comentário: