quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Agrotoxicos

Agrotoxicos é um produto usado para exterminar pragas ou doenças que causam danos aás plantações.Existem varios tipos de agrótoxicos que agem sobre plantas e insetos.
O problema e que eles fazem mal a saúde humana e poluem o solo.
Os agrotóxicos são considerados extremamente relevantes no modelo mde desenvolvimento da agricultura no País. O Brasil é o 3º maior consumidor de produtos agritóxicos no mundo.
O agrotóxico não é uma subdivisão de uma classe de produtos quimicos , os agroquimincos da qual de destaca por apresentar real toxicidade humana, animal ou ambiental. Seu uso é estritamente regulamentado e somente pode ocorrer sob prescrisão e supervisão de um agrônomo. Os agroquimicos são usados para controlar pragas ou doenças que de outra forma inviabilizam as plantações afetando todo o suprimento de alimento das grandes populações urbanas.Existem diversos tipos de agroquímicos que agem sobre insetos, fungos, ácaros e ervas . Não e possível alimentar a população atual sem uso. o problema é que num passado recente houve um mal uso de reais agrotóxicos persistentes, os organoclorados. Um organoclorado pode resistir na natureza e no organismo humano por mais de trinta anos, se tornando em um dos piores poluentes da historia.
Chegou-se ao ponto em que médicos bem intencionados prescreviam o uso de DDT, outro organoclorado perigoso, para o controle de verminoses e piolhos. Um dos resquício cultural desses tempos está no termo"detetizar" que usamos nos referimos a expulsar baratas, moscas e outras pragas domesticas que ameaçam nossa saúde.Dedetizar se refere ao tempo em que as casas pulveizadas com DDT sem que se soubesse o risco.
Os diversos agroquímicos e dentre eles os agrotóxicos podem ser inseticidas, fungicidas, acaricidas, hematicidas, bactericidas, vermifugos. Podem ainda ser tóxicas os solventes, tintas, lubrificantes, os produtos para a limpeza e desinfecção de estábulos e outros.
Lembrando que agroquímicos e agrotóxicos são também usados como medicamentos humanos diferindo apenas na concentração e forma de apresentação. Milhares de vidas tem sido salvas de verminoses, doenças fúngicas e varias outras por medicamentos que usam exatamente as mesmas moléculas usadas de outra forma para o controle de pragas e doenças agrícolas, pecuárias e também de animais de estimação.
Agrotóxicos são um dos meios técnicos junto coma mecanização que possibilitam a resolução verde. Os agrotóxicos de longa persistência que foram usados no passado atualmente estão banidos, pois além de serem compostos de alta toxidade aos seres humanos, também persistem por vários anos nos ecossistemas causando sérios desequílibrios. Não é mais possivel encontra-lós no mercado, é destruição das lavouras onde tenham sido usados.Quando usados fora das estritas especificações, os agrotoxicos podem mesmo representar graves consequências para nossa saúde e o meio ambiente.O alto nivel de profissionalização e especialização da atividade agrícola das útimas décadas veio tornar tais acidentes muitos raros.
O mecanismo mais comum de funcionamento dos agroquímicos e agrotóxicos é a inibição de enzima Aceticolinesterase, o que leva a um excesso de neurotransmissor acetilcolina produzindo um colapso sínaptico generalizado a e morte do inseto por asfixia. Como esse mecanismo de ação implicita riscos humanos e animais, além de matar insetos bene e dejesáveis, grandes verbas tem sido empregadas no desenvolvimento de novas moleculas com alta deletividade quanto às pragas especifica a que se destina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário