Um alimento muito consumido por todo mundo, de todas as idades é o macarrão instantâneo, mais conhecido como “Miojo”. A combinação que faz com que o "miojo" seja tão consumido é bem óbvia: praticidade + sabor, mas será que o famoso macarrão instantâneo é tão nutritivo quanto gostoso?
Bem, pra isso é preciso primeiramente dar uma olhada na composição química do "miojo":
Ele possui uma substância chamada extrato de levedura que faz com que o macarrão seja rico em vitaminas do tipo B; possui também vitamina B6 que dá ao "miojo" um maior valor nutricional, vitamina essa que é encontrada também em frutas e cereais. Por enquanto o miojo até que tá nutritivo, mas o que será que faz com que ele tenha tenha aquele sabor de “quero mais”?
O que dá esse sabor são duas substâncias não tão nutritivas quanto as anteriores, uma delas é o guanilato dissódico, que também pode ser encontrado em batatas fritas e sopas instantâneas, e que intensifica o sabor do macarrão, e a outra é o glutamato monossódico, um aminoácido responsável por ativar as papilas gustativas, que uma vez ativadas realçam o sabor do alimento.
O miojo pode até ser um alimento gostoso, prático e até nutritivo se consumido com legumes ao invés de só pôr aquele famoso "pozinho mágico" que dá todo o sabor, mas não é recomendável consumi-lo diariamente pois não possui todos os nutrientes que o nosso corpo precisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário